REZANDO COM O EVANGELHO DO DIA
(LECTIO DIVINA)
Reflexões de Frei Carlos Mesters, O.Carm
Sexta-feira da 1ª Semana da Quaresma
1) Oração
Concedei, ó Deus, que vossos filhos
se preparem dignamente para a festa da Páscoa,
de modo que a mortificação desta Quaresma
frutifique em todos nós.
Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso
Filho, na unidade do Espírito Santo.
2) Leitura do Evangelho (Mateus 5, 20-26)
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo,
segundo Mateus - Naquele tempo, 20 Disse Jesus , se vossa
justiça não for maior que a dos escribas e fariseus, não entrareis no Reino dos
céus. 21Ouvistes o que foi dito aos antigos: Não matarás, mas quem
matar será castigado pelo juízo do tribunal. 22Mas eu vos digo: todo
aquele que se irar contra seu irmão será castigado pelos juízes. Aquele que
disser a seu irmão: Raca, será castigado pelo Grande Conselho. Aquele que lhe
disser: Louco, será condenado ao fogo da geena. 23Se estás,
portanto, para fazer a tua oferta diante do altar e te lembrares de que teu
irmão tem alguma coisa contra ti, 24deixa lá a tua oferta diante do
altar e vai primeiro reconciliar-te com teu irmão; só então vem fazer a tua oferta.
25Entra em acordo sem demora com o teu adversário, enquanto estás em
caminho com ele, para que não suceda que te entregue ao juiz, e o juiz te
entregue ao seu ministro e sejas posto em prisão. 26Em verdade te
digo: dali não sairás antes de teres pago o último centavo. - Palavra da
salvação.
3) Reflexão
* O texto do evangelho de hoje faz parte
de uma unidade maior de Mt 5,20 até Mt 5,48. Nela Mateus mostra como Jesus
interpreta e explica a Lei de Deus. Por cinco vezes ele repete a frase:
"Antigamente foi dito, mas eu vos digo!" (Mt 5,21. 27.33.38.43). Um
pouco antes, ele tinha dito: “Não pensem
que vim acabar com a Lei e os Profetas. Não vim acabar, mas sim dar-lhes pleno
cumprimento (Mt 5,17). A atitude de Jesus frente à lei é, ao mesmo tempo,
de ruptura
e de continuidade.
Ele rompe com as interpretações erradas, mas mantém firme o objetivo que a lei
quer alcançar: a prática da justiça maior que é o Amor.
* Mateus
5,20: A justiça maior que a justiça dos fariseus. Este primeiro
versículo dá a chave geral de tudo que segue no conjunto de Mt 5,20-48. A
palavra Justiça aparece
nenhuma vez em Marcos, e sete vezes no Evangelho de Mateus (Mt 3,15; 5,6.10.20;
6,1.33; 21,32). Isto tem a ver com a situação das comunidades para as quais
Mateus escreve. O ideal religioso dos judeus da época era "ser justo
diante de Deus". Os fariseus ensinavam: "A pessoa alcança a justiça
diante de Deus quando chega a observar todas as normas da lei em todos os seus
detalhes!" Este ensinamento gerava uma opressão legalista e trazia muita
angústia para as pessoas, pois era muito difícil alguém observar todas as
normas (cf. Rom 7,21-24). Por isso, Mateus recolhe palavras de Jesus sobre a
justiça mostrando que ela deve ultrapassar a justiça dos fariseus (Mt 5,20).
Para Jesus, a justiça não vem do que eu faço por Deus observando a lei, mas sim
do que Deus faz por mim, acolhendo-me como filho ou filha. O novo ideal que
Jesus propõe é este: "Ser perfeito com o Pai do céu é perfeito!" (Mt
5,48). Isto quer dizer: eu serei justo diante de Deus, quando procuro acolher e
perdoar as pessoas da mesma maneira como Deus me acolhe e me perdoa, apesar dos
meus defeitos e pecados.
* Por meio de cinco exemplos bem
concretos, Jesus vai mostrar como fazer para alcançar esta justiça maior que
supera a justiça dos escribas e dos fariseus. Como veremos, o evangelho de hoje
traz o primeiro exemplo relacionado com a nova interpretação do quinto
mandamento: Não matarás! Jesus vai revelar o que Deus queria quando entregou
este mandamento a Moisés.
* Mateus
5,21-22: A lei diz "Não matarás!" (Ex 20,13) Para observar
plenamente este quinto mandamento não basta evitar o assassinato. É preciso
arrancar de dentro de si tudo aquilo que de uma ou de outra maneira possa levar
ao assassinato, como por exemplo, raiva, ódio, xingamento, desejo de vingança,
exploração, etc.
* Mateus
5,23-24: O culto perfeito que Deus quer. Para poder ser aceito por
Deus e estar unido a ele, é preciso estar reconciliado com o irmão, com a irmã.
Antes da destruição do Templo, no ano 70, quando os judeus cristãos
participavam das romarias a Jerusalém para fazer suas ofertas no altar e pagar
suas promessas, eles sempre se lembravam desta frase de Jesus. Nos anos 80, no
momento em que Mateus escreve, o Templo e o Altar já não existem. Tinham sido
destruídos pelos romanos. A própria comunidade e a celebração comunitária
passam ser o Templo e o Altar de Deus.
* Mateus
5,25-26: Reconciliar. Um dos pontos em que o Evangelho de Mateus
mais insiste é a reconciliação. Isto mostra que, nas comunidades daquela época,
havia muitas tensões entre grupos radicais com tendências diferentes e até
opostas. Ninguém queria ceder diante do outro. Não havia diálogo. Mateus
ilumina esta situação com palavras de Jesus sobre a reconciliação que pedem
acolhimento e compreensão. Pois o único pecado que Deus não consegue perdoar é
a nossa falta de perdão aos outros (Mt 6,14). Por isso, procure a
reconciliação, antes que seja tarde demais!
4) Para um confronto pessoal
1) Hoje, há muitas pessoas que gritam "Justiça!" Qual é o sentido da justiça evangélica para mim?
2) Como eu me comporto na frente daqueles que não me aceitam como eu sou? Como Jesus se comportou diante de quem não o aceitou?
5) Oração final
Do fundo do abismo, clamo a vós,
Senhor;
Senhor, ouvi
minha oração.
Que vossos
ouvidos estejam atentos
à voz de minha súplica. (Sl 129, 1-2)
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