REZANDO COM O EVANGELHO DO DIA
(LECTIO DIVINA)
Reflexões de Frei Carlos Mesters, O.Carm.
Segunda-feira Santa
1) Oração
Concedei, ó Deus, ao vosso povo,
que desfalece por sua fraqueza,
recobrar novo alento
pela Paixão do vosso Filho.
Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
que desfalece por sua fraqueza,
recobrar novo alento
pela Paixão do vosso Filho.
Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
2) Leitura do Evangelho (João 12, 1-11)
1Seis dias antes da Páscoa, Jesus foi a Betânia, onde morava Lázaro, que
ele tinha ressuscitado dos mortos. 2Lá, ofereceram-lhe um jantar. Marta servia, e Lázaro era um dos que
estavam à mesa com ele. 3Maria, então, tomando meio litro de perfume de nardo puro e muito caro,
ungiu os pés de Jesus e os enxugou com os cabelos. A casa inteira encheu-se do
aroma do perfume. 4Judas Iscariotes, um dos discípulos, aquele que entregaria Jesus, falou
assim: 5“Por que este perfume não foi vendido por trezentos denários para se dar
aos pobres?” 6Falou assim, não porque se preocupasse com os pobres, mas, porque era
ladrão: ele guardava a bolsa e roubava o que nela se depositava. 7Jesus, porém, disse: “Deixa-a! que
ela o guarde em vista do meu sepultamento. 8Os pobres, sempre os tendes convosco. A mim, no entanto, nem sempre
tereis”. 9Muitos judeus souberam que ele estava em Betânia e foram para lá, não só
por causa dele, mas também porque queriam ver Lázaro, que Jesus tinha
ressuscitado dos mortos. 10Os sumos sacerdotes, então, decidiram matar também Lázaro, 11pois por causa dele muitos se
afastavam dos judeus e começaram a crer em Jesus.
3) Reflexão
* Estamos entrando na Semana Santa, a
semana da páscoa de Jesus, da sua
passagem deste mundo para o Pai (Jo 13,1). A liturgia de hoje coloca diante de
nós o início do capítulo 12 do evangelho de João, que faz a ligação entre o
Livro dos Sinais (cc 1-11) e o Livro da Glorificação (cc.13-21). No fim do
"Livro dos Sinais", apareceram com clareza a tensão entre Jesus e as
autoridades religiosas da época (Jo 10,19-21.39) e o perigo que Jesus corria.
Várias vezes tentaram matá-lo (Jo 10,31; 11,8.53; 12,10). Tanto assim, que
Jesus era obrigado a levar uma vida clandestina, pois podia ser preso a
qualquer momento (Jo 10,40; 11,54).
* João
12,1-2: Jesus, perseguido pelos
judeus, vai a Betânia. Seis dias antes da páscoa, Jesus vai a Betânia na
casa das suas amigas Marta e Maria e de Lázaro. Betânia significa Casa da Pobreza. Ele estava sendo
perseguido pela polícia (Jo 11,57). Queriam matá-lo (Jo 11,50). Mesmo sabendo
que a polícia estava atrás de Jesus, Maria, Marta e Lázaro receberam Jesus em
casa e ofereceram um jantar para ele. Acolher em casa uma pessoa perseguida e
oferecer-lhe um jantar era perigoso. Mas o amor faz superar o medo
* João
12,3: Maria unge Jesus. Durante o
jantar, Maria unge os pés de Jesus com meio litro de perfume de nardo puro (cf.
Lc 7,36-50). Era um perfume cheiroso, caríssimo, de trezentos denários. Em
seguida, ela enxuga os pés de Jesus com seus cabelos. A casa inteira ficou
cheia do perfume. Em todo este episódio, Maria não fala. Só age. O gesto cheio
de simbolismo fala por si mesmo. Lavando os pés, Maria se faz servidora. Jesus
vai repetir o gesto na última ceia (Jo 13,5).
* João
12,4-6: Reação de Judas. Judas
critica o gesto de Maria. Acha que é um desperdício. De fato, trezentos
denários eram o salário de trezentos dias! O salário de quase um ano inteiro
foi gasto de uma só vez! Judas acha que o dinheiro deveria ser dado aos pobres.
O evangelista comenta que Judas não tinha nenhuma preocupação com os pobres,
mas que era um ladrão. Tinha a bolsa comum e roubava dinheiro. Julgamento forte
que condena Judas. Não condena a preocupação com os pobres, mas sim a
hipocrisia que usa os pobres para se promover e se enriquecer. Nos seus
interesses egoístas, Judas só pensava em dinheiro. Por isso não percebeu o que
estava no coração de Maria. Jesus enxerga o coração e defende Maria.
* João
12,7-8: Jesus defende a mulher. Judas
olha o gasto e critica a mulher. Jesus olha o gesto e defende a mulher: “Deixa-a! Ela o conservou para o dia da
minha sepultura!" Em
seguida, Jesus diz: "Pobres sempre
tereis, mas a mim nem sempre tereis!" Quem dos dois vivia mais perto de Jesus: Judas ou Maria? Como
discípulo, Judas convivia com Jesus há quase três anos, vinte e quatro horas por
dia. Fazia parte do grupo. Maria só o encontrava uma ou duas vezes ao ano, por
ocasião das festas, quando Jesus vinha a Jerusalém e visitava a casa dela. Só a
convivência sem o amor não faz conhecer. Tolhe o olhar. Judas era cego. Muita
gente convive com Jesus e até o louva com muito canto, mas não o conhece de
verdade nem o revela (cf. Mt 7,21). Duas afirmações de Jesus merecem um comentário
mais detalhado: (1) “Pobres sempre tereis”, e (2) “Ela guardou o perfume para
me ungir no dia do meu sepultamento”.
* 1.
“Pobres sempre tereis” Será que
Jesus quis dizer que não devemos preocupar-nos com os pobres, visto que sempre
vai haver gente pobre? Será que a pobreza é um destino imposto por Deus? Como
entender esta frase? Naquele tempo, as pessoas conheciam o Antigo Testamento de
memória. Bastava Jesus citar o começo de uma frase do AT, e as pessoas já
sabiam o resto. O começo da frase dizia: “Vocês vão ter sempre os pobres com
vocês!” (Dt 15,11a). O resto da frase que o povo já conhecia e que Jesus quis
lembrar, era este: “Por isso, eu ordeno: abra a mão em favor do seu irmão, do
seu pobre e do seu indigente, na terra onde você estiver!” (Dt 15,11b).
Conforme esta Lei, a comunidade deve acolher os pobres e partilhar com eles
seus próprios bens. Mas Judas, em vez de “abrir a mão em favor do pobre” e de
partilhar com ele seus próprios bens,
queria fazer caridade com o dinheiro dos outros! Queria vender o perfume de
Maria por trezentos denários e usá-los para ajudar os pobres. Jesus cita a Lei
de Deus que ensinava o contrário. Quem, como Judas, faz campanha com o dinheiro
da venda dos bens dos outros, não incomoda. Mas aquele que, como Jesus, insiste
na obrigação de acolher os pobres e de partilhar com eles os próprios bens,
este incomoda e corre o perigo de ser condenado.
* 2.
"Ela guardou esse perfume para me
ungir no dia do meu sepultamento" A morte na cruz era o castigo
terrível e exemplar, adotado pelos romanos para castigar os subversivos que se
opunham ao império. Uma pessoa condenada à morte de cruz não recebia sepultura
e não podia ser ungida, pois ficava pendurada na cruz até que os animais
comessem o cadáver, ou recebia sepultura rasa de indigente. Além disso,
conforme a Lei do Antigo Testamento, ela devia ser considerada como
"maldita por Deus" (Dt 21, 22-23). Jesus ia ser condenado à morte de
cruz, conseqüência do seu compromisso com os pobres e da sua fidelidade ao
Projeto do Pai. Não ia ter enterro. Por isso, depois de morto, não poderia ser
ungido. Sabendo disso, Maria se antecipa e o unge antes de ser crucificado. Com este gesto, ela mostra que aceitava
Jesus como Messias, mesmo crucificado! Jesus entende o gesto dela e o aprova.
* João
12,9-11: A multidão e as autoridades.
Ser amigo de Jesus pode ser perigoso. Lázaro corre perigo de morte por
causa da vida nova que recebeu de Jesus. Os judeus decidiram matá-lo. Um Lázaro
vivo era prova viva de que Jesus era o Messias. Por isso, a multidão o
procurava, pois o povo queria experimentar de perto a prova viva do poder de
Jesus. Uma comunidade viva corre perigo de vida porque é prova viva da Boa Nova
de Deus!
4) Para um confronto pessoal
1)
Maria foi mal interpretada por Judas. Você já foi mal interpretado/a alguma vez?
Como você reagiu?
2) O
que nos ensina o gesto de Maria? Que alerta nos traz a reação de Judas?
5) Oração final
O SENHOR é minha luz e minha salvação;
de quem terei medo?
O SENHOR é quem defende a minha vida;
a quem temerei?
Ele me dá abrigo na sua tenda no dia da
desgraça.
Esconde-me em sua morada,
sobre o rochedo me eleva. (Sl 26, 1.5)
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