REZANDO COM O EVANGELHO DO DIA
(LECTIO DIVINA)
Reflexões de Frei Carlos Mesters, O.Carm
Quarta-feira da 1ª Semana da Quaresma
1) Oração
Considerai, ó Deus, com bondade
o fervor do vosso povo.
E, enquanto mortificamos o corpo,
sejamos espiritualmente fortalecidos
pelos frutos das boas obras.
Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso
Filho, na unidade do Espírito Santo.
2) Leitura do Evangelho (Lucas
11, 29-32)
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo,
segundo Lucas - Naquele tempo, 29Afluía o povo e ele continuou: Esta
geração é uma geração má; pede um sinal, mas não se lhe dará outro sinal
senão o sinal do profeta Jonas. 30Pois, como Jonas foi um sinal para
os ninivitas, assim o Filho do Homem o será para esta geração. 31A
rainha do meio-dia levantar-se-á no dia do juízo para condenar os homens desta
geração, porque ela veio dos confins da terra ouvir a sabedoria de Salomão!
Ora, aqui está quem é mais que Salomão. 32Os ninivitas
levantar-se-ão no dia do juízo para condenar os homens desta geração, porque
fizeram penitência com a pregação de Jonas. Ora, aqui está quem é mais do que
Jonas. - Palavra da salvação.
3) Reflexão
* Estamos no tempo de
quaresma. A liturgia privilegia os textos que possam ajudar-nos na conversão e
na mudança de vida. Aquilo que melhor ajuda na conversão são os fatos da
história do povo de Deus. No evangelho de hoje, Jesus traz dois episódios do
passado: de Jonas e da rainha de Sabá, e os transforma em espelho para o povo
olhar nele e descobrir o apelo de Deus à conversão.
* Lucas 11,29: A geração má que pede um sinal. Jesus chama a
geração de má, porque ela não quer acreditar em Jesus e vive pedindo sinais que
possam legitimar Jesus como enviado de Deus. Mas Jesus recusa dar um sinal,
pois, no fundo, se eles pedem um sinal é porque não querem crer. O único sinal
que vai ser dado é o sinal de Jonas.
* Lucas 11,30: O Sinal de Jonas. O sinal de Jonas tem dois
aspectos. O primeiro é o que afirma o texto de Lucas no evangelho de hoje.
Jonas foi um sinal para o povo de Nínive através da sua pregação. Ouvindo
Jonas, o povo se converteu. Assim, a pregação de Jesus estava sendo um sinal para
o seu próprio povo, mas o povo não dava sinais de conversão. O outro aspecto é
o que afirma o evangelho de Mateus por ocasião do mesmo episódio: “Assim como
Jonas passou três dias e três noites no ventre da baleia, assim também o Filho
do Homem passará três dias e três noites no seio da terra” (Mt 12,40). Quando
Jonas foi cuspido na praia, ele foi anunciar a palavra de Deus ao povo de
Nínive. Da mesma maneira, depois da morte e ressurreição no terceiro dia, A Boa
Nova será anunciada ao povo da Judéia.
* Lucas 11,31: A
Rainha de Sabá. Em seguida, Jesus evoca a história da Rainha de Sabá que
veio de longe para ver Salomão e aprender da sabedoria dele (cf. 1Rs 10,1-10).
E por duas vezes Jesus afirma: “E aqui está quem é maior do que Salomão”. “E aqui está quem é maior do que
Jonas”.
* Um aspecto muito
importante que está por detrás desta discussão entre Jesus os líderes do seu
povo é a maneira diferente como ele, Jesus, e os seus adversários se colocavam
frente a Deus. O livro de Jonas é uma parábola, que critica a mentalidade
daqueles que queriam Deus só para os Judeus. Na história de Jonas, os pagãos se
converteram diante da pregação de Jonas e Deus os acolheu na sua bondade e não
destruiu a cidade. Quando viu que Deus acolheu o povo de Nínive e não destruiu
a cidade, “Jonas ficou muito desgostoso e irado. E rezou a Javé: "Ah!
Javé! Não era justamente isso que eu dizia quando estava na minha terra? Foi
por isso que eu corri, tentando fugir para Társis, pois eu sabia que tu és um
Deus compassivo e clemente, lento para a ira e cheio de amor, e que voltas
atrás nas ameaças feitas. Se é assim, Javé, tira a minha vida, pois eu acho
melhor morrer do que ficar vivo" (Jonas 4,1-3). Por isso, Jonas era um
sinal para os judeus do tempo de Jesus e continua sendo um sinal também para
nós cristãos. Pois, imperceptivelmente, como em Jonas aparece também em nós uma
mentalidade de que nós cristãos temos uma espécie de monopólio de Deus e que
todos os outros devem tornar-se cristãos. Isto seria proselitismo. Jesus não pede
que todos sejam cristãos. Ele pede que todos se tornem discípulos (Mt 28,19),
isto é, sejam pessoas que como ele, irradiem e anunciem a Boa Nova do amor de
Deus para todos os povos ao redor (Mc 16,15).
4) Para um confronto pessoal
1) Quaresma, tempo de conversão. O que deve mudar na imagem que tenho de
Deus? Sou como Jonas ou como Jesus?
2) Minha fé está baseada em que? Em sinais ou na palavra do próprio
Jesus?
5) Oração final
Ó meu Deus, criai em mim um coração
puro,
e renovai-me o espírito de firmeza.
De vossa face não me rejeiteis,
e nem me priveis de vosso santo Espírito. (Sl 50, 12-13)
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